Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho

Compete a este serviço fazer as inspeções periódicas de segurança nas dependências e instalações da Instituição, a fim de proceder levantamento e avaliação de riscos, determinando as providências a cada caso. Analisar e registrar todos os acidentes em serviço e doenças ocupacionais ocorridas com os servidores da Instituição. Coordenar e executar, anualmente, Programas de Gerenciamento de Riscos, identificando, avaliando e propondo medidas de controle para os riscos existentes nos postos de trabalho e decorrentes das atividades a serem executadas. Diagnosticar e especificar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), adequados a cada cargo, controlar sua entrega e treinar os usuários sobre suas especificidades. Realizar análise ergonômica nos postos de trabalho. Organizar campanhas, eventos e treinamentos relacionados aos temas segurança e saúde no trabalho.


EQUIPE

Roberta Carvalho Machado – Chefe

Carlos David Cacemiro

Carlos Henrique José Martins

Marcus Vinícius Gomes Siqueira

Priscila Ângela Ferreira Silva


CONTATOS

Telefones:

(31) 3612-2239 – Engenheiro Marcus Vinícius

(31) 3612-2244 – Engenheira Roberta

(31) 3612-2245 – Técnicos de Segurança do Trabalho

E-mail: segurancadotrabalho@ufv.br

Sitewww.segurancadotrabalho.ufv.br


Competências

I. coordenar e executar as inspeções periódicas de segurança nas dependências e instalações da Instituição, a fim de fazer levantamento e avaliação de riscos, determinando as providências a cada caso de acordo com a legislação;

II. colaborar nos projetos e nas implantações de novas instalações físicas e tecnológicas da Instituição;

III. orientar tecnicamente aos servidores quanto ao cumprimento do dispositivo das normas regulamentadoras, aplicáveis às atividades executadas e aos setores de trabalho de acordo com a legislação;

IV. coordenar e desenvolver programas de campanhas educativas permanentes, divulgando, promovendo e conscientizando a comunidade universitária, bem como os trabalhadores, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

V. analisar e registrar, mensalmente, em documentos específicos, todos os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ocorridas na Instituição;

VI. assessorar a Pró-Reitoria nos assuntos relacionados com Segurança Higiene e Medicina do Trabalho;

VII. coordenar e executar, anualmente, na Instituição o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais/P.P.R.A., identificando as atividades e postos de trabalho insalubres e, ou, perigosos, bem como os servidores que têm direito ao adicional e seus percentuais de acordo com a legislação;

VIII. determinar, especificar, controlar os equipamentos de proteção individual (EPI´s), conforme determina a lei;

IX. participar da elaboração de planos de catástrofe, visando ao combate a incêndios, salvamentos, e imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro acidente;

X. elaborar, coordenar e executar cursos de prevenção de acidentes;

XI. manter atualizados, no SISREC, os dados inerentes ao serviço;

XII. realizar treinamentos sobre segurança do trabalho em todos os setores da UFV; e

XIII. analisar e instruir processos em assuntos de sua competência, emitindo laudo e parecer.