Pró-Reitor

Luiz Antônio Abrantes

Professor Titular e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Viçosa-UFV (Gestão 06/2011-02/2015, 06/2019-05/2023 e 05/2023-…). Ex-chefe do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV. Possui Graduação em Administração (1984), em Tecnólogo em Cooperativismo(1979), Mestrado em Administração (1998) e Doutorado em Administração (2006) pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Contábil Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Econômico Financeira de Empresas e Projetos, Políticas Tributárias. Tem também experiência na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Políticas Fiscal e Tributária e Planejamento Econômico e Financeiro de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tributação em cadeia agroindustrial, custos e formação de preço, viabilidade econômica e financeira de projetos, custos para tomada de decisão. É professor com atuação no Programa de Pós-Graduação em Administração com concentração em administração pública da Universidade Federal de Viçosa.


Competências

I. planejar, gerenciar, desenvolver, acompanhar e avaliar a implementação das políticas de gestão de pessoas, e seus resultados, em parceria com as unidades administrativas, acadêmicas da Instituição, com assessoramento e acompanhamento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Viçosa – CISTA e da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD;

II. elaborar relatórios, projetos e estudos, em colaboração com outros órgãos da Instituição, para subsidiar as decisões do Conselho Universitário – CONSU e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, relativas à política de gestão de pessoas;

III. formular e coordenar a execução de programas de capacitação permanente e eventuais, bem como de avaliação sistemática do desempenho dos servidores da UFV;

IV. colaborar com as unidades administrativas e acadêmicas no que se refere à concepção, ao planejamento e à execução de programas de qualificação docente;

V. propor e coordenar ações de administração, desenvolvimento, assistência social, segurança e higiene do trabalho destinadas a melhoria do nível de qualidade de vida dos servidores da UFV;

VI. identificar estratégias de gestão de pessoas adequadas ao contexto atual e futuro da Instituição;

VII. cumprir e fazer cumprir a legislação vigente e as diretrizes da Instituição, referentes à gestão de pessoas;

VIII. baixar instruções, ordens de serviços e outros atos relativos às atividades dos órgãos afetos à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas;

IX. executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pelo Reitor; e

X. representar a PGP nas instâncias superiores.