Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida
Compete a este serviço desenvolver e implementar políticas de prevenção e a melhoria da qualidade de vida do servidor. Atender e acompanhar o servidor em processo de readaptação funcional. Coordenar e executar exames médicos e psicológicos admissionais, periódicos, demissionais, da capacidade laboral, de retorno ao trabalho, de reabilitação profissional e reversão de aposentadorias. Identificar, analisar, encaminhar para tratamento e acompanhar os casos de servidores com problema de dependência química, em parceria com o SPS.
Equipe
- Diana Paula Santos Rocha – Chefe
- Anna Ligia Cabral da Rocha
- Carolina de Mendonça Brandão Pinto
- Cristiane de Figueiredo Vasconcellos
- Débora do Val de Souza
- Flávio Pacheco Temponi Ribeiro
- Pedro Werner de Souza Vianna
- Thaisy Alves Amorim
- Valter Gomes
Contatos
- Telefones: (31) 3612-2231 / 2233 / 2235 / 2236 / 2237 / 2238
- E-mail: saudeocupacional@ufv.br
Competências
- desenvolver e implementar políticas de prevenção e melhoria da qualidade de vida do servidor;
- planejar, implementar e coordenar projetos de qualidade de vida no trabalho, preparação para a aposentadoria, dentre outros, através programas de prevenção, ações educativas e intervenções técnicas, estabelecendo parcerias com as unidades administrativas, acadêmicas, associações, sindicatos e demais órgãos;
- proceder ao acompanhamento dos servidores que participam dos programas desenvolvidos pelo serviço;
- acompanhar processos de avaliação médica;
- atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de parecer social;
- atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de exames psicológicos para processos admissionais e demissionais;
- atender e acompanhar o servidor, com o objetivo de subsidiar processos de readaptação funcional, incluindo orientação de procedimentos rotineiros e encaminhamento à nova unidade;
- coordenar e executar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional/P.C.M.S.O., periodicamente, nos setores da Instituição, com o objetivo de promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores;
- coordenar e executar exames admissionais, periódicos, demissionais, da capacidade laboral, de retorno ao trabalho, de reabilitação profissional e reversão de aposentadorias;
- auxiliar a JMO nos casos de aposentadoria por invalidez e afastamentos recorrentes no estudo e emissão de pareceres sobre o nexo causal;
- identificar , analisar e propor ações aos fatores relacionados a condição do trabalho e sua organização nos setores que apresentarem demandas, em parceria com o Serviço de Higiene e Segurança do Trabalho;
- identificar, analisar, encaminhar para tratamento e acompanhar os casos de servidores com problema de dependência química em parceria com o SPS;
- planejar, implementar e coordenar projetos que contemplem programas de prevenção e controle em saúde ocupacional;
- coordenar o programa de reabilitação profissional, com o objetivo de propiciar o retorno do servidor afastado do trabalho;
- elaborar laudos de concessão de adicional de insalubridade para os casos em que não se conseguir eliminar os agentes de risco ocupacional; e
- auxiliar a medicina do trabalho na avaliação da capacidade laboral.