Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida

Compete a este serviço desenvolver e implementar políticas de prevenção e a melhoria da qualidade de vida do servidor. Atender e acompanhar o servidor em processo de readaptação funcional. Coordenar e executar exames médicos e psicológicos admissionais, periódicos, demissionais, da capacidade laboral, de retorno ao trabalho, de reabilitação profissional e reversão de aposentadorias. Identificar, analisar, encaminhar para tratamento e acompanhar os casos de servidores com problema de dependência química, em parceria com o SPS.

Equipe

  • Diana Paula Santos Rocha – Chefe
  • Anna Ligia Cabral da Rocha
  • Carolina de Mendonça Brandão Pinto
  • Cristiane de Figueiredo Vasconcellos
  • Débora do Val de Souza
  • Flávio Pacheco Temponi Ribeiro
  • Pedro Werner de Souza Vianna
  • Thaisy Alves Amorim
  • Valter Gomes

Contatos

  • Telefones: (31) 3612-2231 / 2233 / 2235 / 2236 / 2237 / 2238
  • E-mail: saudeocupacional@ufv.br

Competências

  • desenvolver e implementar políticas de prevenção e melhoria da qualidade de vida do servidor;
  • planejar, implementar e coordenar projetos de qualidade de vida no trabalho, preparação para a aposentadoria, dentre outros, através programas de prevenção, ações educativas e intervenções técnicas, estabelecendo parcerias com as unidades administrativas, acadêmicas, associações, sindicatos e demais órgãos;
  • proceder ao acompanhamento dos servidores que participam dos programas desenvolvidos pelo serviço;
  • acompanhar processos de avaliação médica;
  • atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de parecer social;
  • atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de exames psicológicos para processos admissionais e demissionais;
  • atender e acompanhar o servidor, com o objetivo de subsidiar processos de readaptação funcional, incluindo orientação de procedimentos rotineiros e encaminhamento à nova unidade;
  • coordenar e executar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional/P.C.M.S.O., periodicamente, nos setores da Instituição, com o objetivo de promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores;
  • coordenar e executar exames admissionais, periódicos, demissionais, da capacidade laboral, de retorno ao trabalho, de reabilitação profissional e reversão de aposentadorias;
  • auxiliar a JMO nos casos de aposentadoria por invalidez e afastamentos recorrentes no estudo e emissão de pareceres sobre o nexo causal;
  • identificar , analisar e propor ações aos fatores relacionados a condição do trabalho e sua organização nos setores que apresentarem demandas, em parceria com o Serviço de Higiene e Segurança do Trabalho;
  • identificar, analisar, encaminhar para tratamento e acompanhar os casos de servidores com problema de dependência química em parceria com o SPS;
  • planejar, implementar e coordenar projetos que contemplem programas de prevenção e controle em saúde ocupacional;
  • coordenar o programa de reabilitação profissional, com o objetivo de propiciar o retorno do servidor afastado do trabalho;
  • elaborar laudos de concessão de adicional de insalubridade para os casos em que não se conseguir eliminar os agentes de risco ocupacional; e
  • auxiliar a medicina do trabalho na avaliação da capacidade laboral.