PGP alerta para fraudes pelo aplicativo Sougov.br
21 de dezembro de 2023
A PGP informa que recebeu relatos de servidores a respeito de invasões no aplicativo Sougov.br. As invasões têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados e de usar dados pessoais e bancários para empréstimos em instituições financeiras.
Por meio do Sougov.br, é possível ter acesso aos dados pessoais, funcionais e financeiros dos servidores, assim como realizar empréstimos consignados. Por isso, orienta-se que os usuários verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e tenham cuidado redobrado durante o uso do aplicativo e do site sougov.br. O aplicativo tem sido invadido e primeiro são alteradas as informações de contato, como telefone e e-mail, para após ser alterada a senha e utilizado o aplicativo para solicitar o empréstimo e os dados pessoais para fraudes diversas.
Recomenda-se:
- que não forneçam a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, conforme as instruções do governo federal.
- verifique se há algum alteração no endereço de email e/ou telefone que não lhe pertence cadastrado nos sistemas da UFV, no portal Portal Gov.BR e no aplicativo SOU GOV, em caso de Servidores Docentes e Técnico Administrativos.
Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:
- Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;
- Remova os emails e telefones que não lhe pertencem no portal GOV.BR e aplicativo SOU GOV.
- Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha GOV.BR ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento
- Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.
- Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.
- Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR
- Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;
- Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.
Importante: