PGP alerta para fraudes pelo aplicativo Sougov.br

21 de dezembro de 2023


A PGP informa que recebeu relatos de servidores a respeito de invasões no aplicativo Sougov.br. As invasões têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados e de usar dados pessoais e bancários para empréstimos em instituições financeiras.

Por meio do Sougov.br, é possível ter acesso aos dados pessoais, funcionais e financeiros dos servidores, assim como realizar empréstimos consignados. Por isso, orienta-se que os usuários verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e tenham cuidado redobrado durante o uso do aplicativo e do site sougov.br. O aplicativo tem sido invadido e primeiro são alteradas as informações de contato, como telefone e e-mail, para após ser alterada a senha e utilizado o aplicativo para solicitar o empréstimo e os dados pessoais para fraudes diversas.

Recomenda-se:

  • que não forneçam a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, conforme as instruções do governo federal.
  • verifique se há algum alteração no endereço de email e/ou telefone que não lhe pertence cadastrado nos sistemas da UFV, no portal Portal Gov.BR e no aplicativo SOU GOV, em caso de Servidores Docentes e Técnico Administrativos.

Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:

  1. Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;
  2. Remova os emails e telefones que não lhe pertencem no portal GOV.BR e aplicativo SOU GOV.
  3. Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha GOV.BR ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento
  4. Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.
  5. Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.
  6. Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR
  7. Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;
  8. Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.

Importante:

  • Orientamos os servidores a habilitarem para sua conta GOV BR a funcionalidade “verificação em duas etapas” que adiciona uma camada a mais de segurança em sua conta GOV BR, pois para realizar o login será preciso também confirmar o código gerado no aplicativo de celular GOV BR do titular da conta.
  • Para habilitar a verificação em duas etapas, podem ser seguidos os procedimentos descritos no endereço: https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntas dafaq/comoativarautenticacao2fatores.html