14 de março de 2022
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP) da UFV alerta os servidores ativos, aposentados e pensionistas sobre novas tentativas de golpe. Alguns segurados do Regime de Previdência Complementar e do Regime Próprio da Previdência Social têm recebido, por correspondência, uma notificação sobre um valor em dinheiro disponível para resgate. Alguns pensionistas também têm recebido uma correspondência referente à Requisição de Pequeno Valor (RPV), com nome do instituidor de pensão e data do falecimento, dentre outras informações. Trata-se de mensagens fraudulentas e a Pró-Reitoria orienta que os servidores que as receberem não se manifestem, nem entrem em contato por meio dos números telefônicos ou e-mails indicados nelas.
.
Os documentos citam órgãos relacionados ao Departamento de Contas Inativas Previdenciárias; Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda; Família Previdência; Caixa Geral Seguradora; Centro Administrativo dos Servidores Aposentados e Pensionistas do Serviço Público; Departamento Nacional de Recursos Humanos Federal; Juiz de Direito Titular da Vara de Falências e Recuperação, dentre outros. Em alguns casos, é solicitado adiantamento de depósito, transferência bancária ou outro modo de pagamento, com prazo para manifestação.
.
Em casos de suspeitas e dúvidas, os servidores devem procurar a Pró-Reitoria da Universidade. A PGP atende ao público em geral pelos números telefônicos (31) 3612-2200 e 3612-2201 e pelo e-mail pgp@ufv.br. No rodapé do site pgp.ufv.br, na opção Fale com a PGP, também estão números específicos do WhatsApp de cada setor da Pró-Reitoria.
.
Exemplo de correspondências enviadas:
.