SouGov.br

O portal SouGov.br é um serviço disponibilizado a todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas da União. O servidor poderá acessar a plataforma SouGov.br das seguintes formas:

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  1. Computador: https://sougov.economia.gov.br/
  2. Celular Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.sougov
  3. Celular iOS: https://apps.apple.com/br/app/sou-gov-br/id1548698020

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O acesso à plataforma SouGov.br é realizado com o login único Gov.br. A criação e atualização de senha do login único Gov.br deve ser feito exclusivamente pelo usuário através da opção “Esqueci minha senha”.

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Alterar e-mail cadastrado no Gov.br: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/

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O que preciso para me conectar ao aplicativo (APP) SouGov.br?

Para se conectar ao aplicativo SouGov.br, é preciso ter um telefone celular (smartphone) conectado à internet, ter uma conta de acesso no gov.br e possuir o selo prata ou ouro atribuído a essa conta.

Os Selos de Confiabilidade identificam os níveis de autenticação e garantem maior segurança à sua identidade.

Se ainda não tem uma conta gov.br, veja como criar uma:

1º) acesse o endereço https://acesso.gov.br


2º) Clique no botão “Crie sua conta gov.br”:


3º) Escolha uma das 6 opções de cadastro que aparecerão na tela

Dica: as opções Validação Facial no App Meu gov.br ou o cadastro por meio da sua instituição bancária já atribuem os selos prata e ouro à conta gov.br


4) Preencha o formulário online até o final


5) Já possui o login gov.br? Então, consulte o selo de confiabilidade atribuído à sua conta em  confiabilidades.acesso.gov.br


6) Não possui Selo prata ou ouro? Obtenha um no mesmo link confiabilidades.acesso.gov.br (necessário o login)

O selo prata também pode ser adquirido com a sua senha do Sigepe/Sigac.

13.SouGov - CPFAMARELO - CrieSuaConta                     14.SouGov - CPFAMARELO - OpcaoCadastro

 

Como instalar e acessar o aplicativo SouGov.br?

Com o aplicativo SouGov.br você tem acesso a vários serviços. Siga as orientações e acesse:

 1º) Acesse a loja de aplicativos no seu aparelho celular.

Para quem tem o iPhone (sistema iOS): loja Apple

Para os demais aparelhos: loja PlayStore

2º) No campo/Na barra de pesquisa, digite o nome “SouGov.br” e clique no aplicativo encontrado.


3º) Clique no botão instalar e aguarde até ser concluído:

15.SouGov - Loja


4º) Ao abrir o aplicativo, clique em “Entrar com gov.br”, em seguida, digite o seu CPF e clique no botão “Avançar”:

BioNovo                      16.SouGov - CPFAMARELO - Avancar


5º) Digite a sua senha e clique no botão “Entrar”. Caso seja solicitado, selecione as imagens indicadas no desafio:

11.SouGov - Entrar - Conta                      17.d.SouGov - FaixaPedestre

Importante: Se tiver o selo de confiabilidade “Prata ou Ouro” já será direcionado para a autorização de acesso do aplicativo SouGov.br.  Se tiver o selo de confiabilidade “Bronze”, será direcionado para obter os selos de confiabilidade.


6º) Verifique o selo que possui e, caso seja bronze, escolha uma das opções que aparecerão para obter os selos prata ou ouro:

Para recuperar a sua senha, acesse o endereço do portal gov.br (http://acesso.gov.br), informe o seu CPF, clique em "Avançar", depois em "Esqueci minha senha" e siga as instruções:

3.SouGov - EsqueciSenha                     4.SouGov - RecuperacaoSenha

Se preferir, existem outros meios de recuperar a senha, veja mais detalhes  clicando aqui

O cadastramento de dispositivo é necessário para a execução de alguns serviços disponibilizados como a solicitação de empréstimo consignado, por exemplo.

Para cadastrar seu dispositivo siga as orientações:

 

1º) Na página inicial do SouGov.br, no canto superior direito, clique na figura de configurações, depois em “Segurança” e em “Cadastramento de Dispositivo”:

5.a.SouGov - PrimeiraTelaSeguranca                    6.a.SouGov - SegundaTelaSeguranca


2º) Após selecionar “SIM”, será enviado um código para o seu e-mail, digite o código, no campo indicado, e clique em "Validar".

7.SouGov - AutorizacaoDispositivo - Original                      8.SouGov - AutorizacaoDispositivo -Email


3º) Você será direcionado para a página do gov.br. Informe seu CPF e senha, depois clique em "Confirmar senha” para que a identidade gov.br seja confirmada e o processo concluído:

10.SouGov - CPF           

 

1º) Se você tem mais de um vínculo, é importante que verifique para qual vínculo deseja realizar a consulta. Na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior:

3.Tela.a.3 - PrincipalNovo        1.1.b.Tela2 -1Passo - Vinculo


2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em "Consulta Contracheque":

4.Tela4 - PrincipalNovo- Uorg


3º) Após selecionar o mês desejado, os componentes da sua remuneração e as informações adicionais serão disponibilizadas. Para baixar o arquivo contendo o contracheque, clique no ícone de download localizado no canto superior direito.

 


4º) Deslizando a tela para a esquerda e clicando em “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” e “Descontos” serão apresentados infográficos interativos ao toque:

       


5º) A evolução remuneratória poderá ser vista ao rolar a tela para a esquerda:

Informação importante: 

Ficam disponíveis os contracheques dos últimos doze meses. Para obter acesso as fichas financeiras dos anos anteriores clique aqui e siga as instruções.

Dúvidas sobre o seu contracheque, entre em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. Se não souber qual é a sua, clique nas linhas ao lado do nome “Sou gov.br”, que aparecerá a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”, basta clicar e você terá as informações e o contato.

5.Tela5 - PrincipalNovo- SouGov                    7.Tela7 - SemPasso - 2TelaRH

Importante: 
comprovante de rendimentos dos agentes públicos federais ativos somente poderá ser obtido por meio do SouGov.br, pelo aplicativo ou web www.gov.br/sougov. A regra foi determinada pela Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.
Está vedada a emissão do Comprovante de Rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Siga o passo a passo para obter o seu comprovante de rendimentos:

1º) É importante, antes de acessar o seu comprovante de rendimentos, verificar seu vínculo, caso tenha mais de um. Na seta ao lado de Órgão – Uorg – Matrícula, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior:

1.1.f.Tela2 -1Passo - Vinculo.jpg        1.1.b.Tela2 -1Passo - Vinculo


2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em “Rendimentos IRPF”:

2.e.Tela2 -1Passo - Principal -Leao. Uorg 


3º) Clique na seta ao lado para escolher o ano desejado e para gerar o arquivo do documento, clique na seta ao lado de "Comprovante de Rendimentos":

4.a.Tela4 - 3Passo -EscolhaAno        5.a.Tela5 - 1Passo -DownloadRendimento         


4º) Caso queira enviar o comprovante de rendimentos para o whatsApp ou e-mail, clique nos três pontinhos, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada: :

  6.Tela.b.5 - 1Passo - DownloadRendimentoPDF        8.Tela8 - 1Passo - DownloadRendimentoPDF-Extracao - Enviar

Na versão web do SouGov também é possível imprimir o comprovante, acesse: https://sougov.economia.gov.br/sougov/ e siga as instruções acima.

Dúvidas e esclarecimentos sobre o seu comprovante de rendimentos, entre em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. Se não souber qual é a sua, clique nas linhas ao lado do nome “Sougov.br”, que aparecerá a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”, basta clicar e você terá as informações e o contato:

2.c.Tela2 -1Passo - Principal -Leao. Novo         10.Tela10 - SemPasso - 2TelaRH

A ficha financeira anual é o demonstrativo detalhado dos rendimentos e descontos do servidor, que são lançados em sua folha de pagamento (contracheque)

 

No aplicativo SouGov.br é possível consultar e compartilhar a ficha financeira anual. Siga as orientações e veja como é simples a consulta:

1º) É importante, antes de acessar a sua ficha financeira, verificar o vínculo, caso tenha mais de um. Na setinha ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, você pode selecionar o vínculo para o qual deseja realizar a consulta.

Verificado o seu vínculo, clique em “Ficha Financeira Anual” e, em seguida, selecione o ano para o qual deseja realizar a consulta:

1.f.Tela1 - FichaFinanceira - FichaFinanceira-v2                 2. Tela2.d - FichaFinanceira - Periodo.Site

 


2º) Caso deseje compartilhar o documento ou enviar para o seu e-mail, clique nos três pontinhos e selecione o que deseja fazer:

3. Tela3.a - FichaFinanceira - PDF                       4. Tela4 - FichaFinanceira - PDF - Opcoes - Final

Importante:

A Lei nº 8.730, de novembro de 1993 estabelece a obrigatoriedade de apresentação das declarações de bens e rendas de servidores aos Órgãos de Controle. Essa obrigação, até então, era cumprida pelas Unidades de Gestão de Pessoas que, anualmente, enviavam relatório com essas informações.

Agora será você, servidor ativo, que disponibilizará essas informações. Mas não se preocupe, por meio do aplicativo SouGov você poderá permitir o acesso, pelos Órgãos de Controle, à sua Declaração de Imposto de Renda de forma simples e rápida. 


Veja, no passo a passo, como ficou fácil cumprir essa obrigação:

1º) Acesse o SouGov:

a)     Para o primeiro acesso: será necessário dar ciência ao Termo de Uso para a utilização de alguns serviços oferecidos, como Consignação, por exemplo. Após a ciência, será exibida a tela de Autorização Acesso IRPF:

1.Tela1                   2.Tela2

b)     Para quem já utilizou o aplicativo: automaticamente será direcionado para a tela de Autorização Acesso IRPF:

2.Tela2


2º) Você poderá Autorizar, Não Autorizar ou Decidir depois, se preferir.

Para autorizar, clique em Autorizo e depois em Confirmar decisão:

3.Tela3


3º) Caso decida não autorizar o acesso, clique em Não Autorizo e depois em Confirmar decisão:

4.Tela4


IMPORTANTE: caso não autorize o acesso, você deverá, quando notificado, prestar informações de sua Declaração diretamente à CGU, conforme mensagem destacada:

Você poderá rever a sua decisão de não autorizar o acesso à Declaração de Imposto de Renda, a qualquer tempo.  Caso mude de ideia e queira autorizar o acesso, siga o passo a passo:

1º) Na tela inicial do aplicativo SouGov, clique em Meu Perfil:

5.Tela5

A funcionalidade Meu Perfil também poderá ser acessada utilizando o Menu localizado no canto superior esquerdo, ao lado do nome SOU gov.br:

6.Tela6 

Selecione Cadastro e, em seguida, Meu Perfil:

   7.Tela7     8.Tela8


2º) Selecione Meus Dados Funcionais e depois em Autorização de Acesso Declaração IRPF:

9.1Tela9.jpg                 10.Tela10


3º) Clique em Autorizo e depois em Confirmar decisão:

3.Tela3

Viu como é simples fazer o procedimento de autorização!


4º) Caso tenha autorizado e queira alterar a sua decisão, basta seguir o mesmo passo a passo, apenas marcando a opção Não Autorizo.

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