É a alteração do cadastro do dependente do servidor em virtude da inclusão ou exclusão de benefícios ou da alteração da condição/grau de parentesco inicialmente cadastrados; como por exemplo, invalidez adquirida ou constatada, companheiro(a) que se tornou cônjuge, alteração do nome do dependente, dentre outros.
Como Solicitar
A solicitação de alteração de cadastro de dependente é realizada exclusivamente via requerimento no aplicativo/portal SouGov.br. https://gov.br/sougov
Documentação Necessária para Instrução do Processo
Certidão de Nascimento para Filhos/Enteados;
Certidão de Casamento para Cônjuge;
Certidão de União estável para Companheiro(a);
Carteira de Identidade para Pais, Padrasto/Madrasta;
Termo de adoção ou Termo de Guarda e Responsabilidade para Menores sob Guarda/Tutela;
Comprovante da nova condição do dependente.
Informações Gerais
No caso de invalidez constatada ou adquirida do dependente, este deverá passar por perícia da Junta Médica Oficial para que seja avaliada a invalidez;
No caso de filhos e em que ambos os pais sejam servidores públicos federais, para alterar entre eles os benefícios Auxílio Pré-escolar ou Dedução de IR, por exemplo, primeiro o servidor que recebe deverá solicitar a exclusão do benefício e aguardar o deferimento da solicitação pela PGP para que depois o outro servidor possa solicitar a inclusão.
Setor Responsável
Serviço de Movimentação e Registro
Telefone: (31) 3612-2208/2209/2210
E-mail: cadastropgp@ufv.br
Base Legal
Art. 5º da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 97, de 26 de Dezembro de 2022;
Art. 90, § 1º da Instrução Normativa 1500 da RFB, de 30 de Outubro de 2014;